quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
14ª edição de 2012 do FMM Sines - Festival de Músicas do Mundo
Uma lenda sul-africana, o músico que deu novos horizontes ao banjo e uma das mais importantes cantautoras de África acabam de ser confirmados na 14ª edição de 2012 do FMM Sines - Festival de Músicas do Mundo.
Comecemos por pelo mestre norte-americano de banjo, Béla Fleck. Ganhou 14 Grammys e foi nomeado para 30, sendo o artista nomeado para mais categorias diferentes na história deste prémio.
Originária da região do Wassoulou, no sul do Mali, Oumou Sangaré é uma das mais celebradas e internacionais cantoras e compositoras africanas. Moussolou (Mulheres), o título do seu primeiro disco a solo, gravado em 1989, foi um clássico instantâneo da música africana e um corajoso manifesto pelos direitos femininos.
O seu disco mais recente, Seya (2009), foi nomeado para um Grammy. Oumou Sangaré venceu o prémio de música da UNESCO em 2001 regressa agora ao FMM Sines, por onde já passou, em 2007.
Béla Fleck e Oumou Sangaré apresentam-se no palco do FMM Sines no dia 21 de Julho, num projecto conjunto. A parceria entre os dois músicos teve início em 2005, quando Béla Fleck levou o banjo de volta às suas origens africanas e colaborou com alguns dos melhores músicos do continente. Dessa experiência resultou o documentário multipremiado "Throw Down Your Heart", vários discos e o projecto ao vivo que faz a sua estreia em Portugal no FMM.
Finalmente, o trompetista, cantor e compositor Hugh Masekela (na foto) é um dos nomes históricos da música sul-africana, a par de lendas como Miriam Makeba e Ladysmith Black Mambazo. Exilado durante anos devido ao apartheid, a sua canção “Bring Him Back Home”, um apelo à libertação de Nelson Mandela, é um dos hinos da África do Sul moderna. Já levou para casa dois Grammy e recebeu o prémio Womex 2011. Actua no último dia do festival, 28 de Julho.
O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo realiza-se nos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de Julho.
(fonte: Vousair)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário