Manobras no Porto é um programa de acção e de construção colectiva, que desafia cidadãos comuns e agentes culturais para intervir no presente e no futuro do Centro Histórico da cidade através de iniciativas de criatividade urbana, nas quais se cruzam o popular e o erudito, o tradicional e o alternativo, o efémero e o duradouro. O resultado serão dezenas de eventos informais, espalhados no tempo e no espaço, com especial concentração em Setembro de 2011 e 2012, no Centro Histórico do Porto.
Neste movimento cabem muitas Manobras: projectos de grande envergadura e micro-acções; iniciativas pontuais e prolongadas; pelotões, brigadas de reconhecimento e agentes infiltrados. Em cada um dos anos de 2011 e 2012 teremos três períodos distintos:
Período de acções continuadas ›› Março a Setembro
Período preenchido com práticas regulares, processos duradouros de exploração, de concepção, de levantamento, de formação, de envolvimento, de produção.
Oficinas, debates, encontros; programas de formação; espaços dedicados a temas; estruturas leves (físicas ou virtuais) de apoio a práticas específicas, etc.
Este será também o período de concepção e pré-produção de eventos dedicados ao período de programação concentrada em Setembro.
Período de programação concentrada ›› Final de Setembro
5 dias de acontecimentos com formatos e protagonistas diversos, concentrados no Centro Histórico, e daí propagados para a cidade e para o seu exterior. Em 2011 este período acontecerá de 28 de Setembro a 2 de Outubro.
Concertos, intervenções em espaço público, exposições, caminhadas, percursos, conferências, refeições, feiras, filmes, documentários, exibições, todos tendentes a estabelecer novos interesses, participações e espaços de fruição.
Esta programação está em definição durante a Primavera e Verão, articulando os projectos e parcerias em curso com as propostas provenientes da Convocatória Aberta já lançada.
Período de balanço ›› Outubro a Janeiro
Será um tempo para analisar as experiências, para propor acertos de rumo e para adivinhar novas Manobras.
(fonte: http://manobrasnoporto.com/)
Sem comentários:
Enviar um comentário