domingo, 5 de fevereiro de 2012

Instituto Camões em Cabo Verde



Instituto Camões em Cabo Verde promove exposição fotográfica “Cabral Ka Morri”

A exposição fotográfica “Cabral Ka Morri”, patente ao público na Uni-CV na Praia, e que já esteve em exibição em São Vicente, é promovida pelo Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões (CLP/IC), Uni-CV e o Centro Cultura Português (CCP).

“Cabral Ka Morri” faz parte de um projecto de investigação do fotógrafo e arquitecto paisagista português Diogo Bento e foi mostrada pela primeira vez em Lisboa, Portugal, entre Junho e Julho de 2011, na Plataforma Revólver, noticia a Inforpress.

O objectivo do projecto de investigação é, segundo o documento, “erguer uma homenagem à resistência e à memória de Amílcar Cabral”, através da “construção de um arquivo dedicado a coleccionar documentos relacionados com o seu legado, sejam fotografias, suportes áudio, vídeo, alguns objectos”.

“A investigação não tem o propósito de formar uma narrativa com rigor histórico e documental mas, à luz das práticas de alguns artistas contemporâneos, construir uma ficção geradora de novos significados assentes numa visão parcial, reflexiva, sobre a vida de Amílcar Cabral”, explicou, na altura da abertura da exposição em Lisboa, a apresentadora Sandra Vieira Jurgens.

Diogo Bento é licenciado em Arquitectura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, tendo desenvolvido os seus estudos de fotografia na Ar.Co. e no Atelier Lisboa, onde realizou uma pós-graduação em Fotografia.

Neste momento, o arquitecto português encontra-se temporariamente na cidade do Mindelo, a trabalhar num projecto de recuperação e inventariação do acervo da Foto Melo, no âmbito do programa Inov-Arte com o apoio do pólo do Mindelo do Centro Cultural Português.

Inov-Arte é um prorograma de estágios internacionais nas áreas cultural e artística da Secretaria de Estado da Cultura e Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal. (fonte:
http://www.portugaldigital.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário