domingo, 5 de fevereiro de 2012

Guimarães 2012 - 'Le Havre'

Aki Kaurismaki na antestreia de  'Le Havre' em Guimarães

Realizador foi o vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes em 2002 e nomeado para Óscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira em 2003

Este domingo, às 21h30, no Centro de Artes e Espectáculos São Mamede, em Guimarães, o realizador finlandês Aki Kaurismaki vai assistir à antestreia nacional do seu mais recente filme "Le Havre". O filme conta a história de Marcel Marx, o anti-herói de Kaurismaki, um escritor desiludido que decide instalar-se na cidade portuária de Le Havre. A sua 'reforma' vai ser abalada pelos destinos dos que com ele se cruzam - fiel à sua inconfundível poética visual, o finlandês Aki Kaurismaki filma uma parábola universal de amor e solidão.

Aki Kaurismaki começou sua carreira como co-director nos filmes do seu irmão mais velho, Mika Kaurismaki. Estreou-se como realizador com "Crime and Punishment", a famosa história criminal de Dostoiévski passada na Helsínquia de hoje. Kaurismaki passou a ser amplamente conhecido como realizador devido ao seu filme "The Man Without a Past" - vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes em 2002 e nomeado para Óscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira em 2003. "Lights in the Dusk", o filme seguinte de Kaurismaki, foi escolhido para ser a nomeação finlandesa à categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira, prémio que boicotou em protesto contra as políticas de George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos da América.

Relembre-se que em 2012 Guimarães é Capital Europeia da Cultura, acolhendo um grande encontro de criadores e criações - música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitectura, literatura, pensamento, teatro, dança e artes de rua. Vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de um ano, Guimarães será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países. (fonte: DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário