
O pintor e arquitecto Fernando Lanhas, uma das maiores referências das Artes Plásticas portuguesas, morreu no sábado, aos 88 anos, em sua casa, no Porto.
O corpo do pintor está na capela do Foco, no Porto, e o funeral irá realizar-se na segunda-feira, às 15 horas, na cidade onde nasceu. Fernando Lanhas faleceu na sua residência, na sequência de um acidente vascular cerebral, pelas 19 horas de sábado.
Contemporâneo de Pomar, Resende e de Nadir Afonso, Fernando Resenda da Silva Lanhas é considerado o pai do abstraccionismo geométrico em Portugal.
Com uma obra extraordinária na área das Artes Plásticas, o arquitecto portuense tem ao longo da sua vida abraçado, estudado e desenvolvido matérias que vão desde a Arquitectura à poesia, da Arqueologia à Astronomia, da Etnografia à Geologia.

Fernando Lanhas completou a licenciatura de Arquitectura da escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto, época em que despertou o seu interesse pela pintura.
Nos últimos anos, apesar de já sofrer de alguns problemas de saúde, Lanhas continuou a pintar e a escrever diariamente. (fonte: JN)
Sem comentários:
Enviar um comentário