segunda-feira, 13 de agosto de 2012

«Nanocubismo», de Rita Adolff-Wollfarth: Exposição em Faro



Rita Adolff-Wollfarth, uma das artistas alemãs mais reputadas a nível internacional, vai ser a responsável pela exposição de pintura «Nanocubismo – Partita em Luz e Cor», que o museu municipal de Faro vai acolher a partir de dia 29 de agosto.

Já este ano, entre abril e maio, a artista viu as suas obras expostas no Museu de Arte Moderna de pinturas a óleo em Shangai, China, chegando agora a vez de Portugal e da cidade de Faro como o próximo destino escolhido para a exibição desta série de quadros dedicados ao nanocubismo.

Trata-se do ponto de partida da artista para o movimento modernista do cubismo, ou seja, o conceito da “demolição ou ampliação da perspetiva linear a favor de uma perspetiva complexa de simultaneidade temporal e espacial”.

Através do recurso ao nanocubismo, a artista envereda por um caminho muito próprio, até hoje nunca trilhado desta forma por nenhum pintor na Alemanha.

A sensibilidade artística de Rita Adolff-Wollfarth foi formada durante a sua juventude por Hermann Keil, professor e director da Academia de Arte de Karlsruhe, uma instituição de vanguarda na época.

A sua obra tem obtido um forte reconhecimento na sua arena internacional através de exposições, apresentações e eventos, atingindo um cume especial em 1970, em Osaka, onde a apresentação da artista ganhou o prémio da cidade.

Nos anos seguintes, e em paralelo com a evolução da sua carreira como pintora, Adolff-Wollfarth distinguiu-se ainda como designer de grande determinação artística, especialmente nas disciplinas de design de interiores, artes gráficas e design estilístico arquitectónico. 

A inauguração desta exposição, no dia 29, que será abrilhantada pela atuação musical de um trio de guitarras portuguesas, contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia, e do curador Rudolf Hanisch, vindo de Munique (Alemanha). 
(Fonte:  http://www.regiao-sul.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário