terça-feira, 21 de agosto de 2012

4º edição do Douro Film Harvest



A quarta edição do Douro Film Harvest (DFH) realiza-se de 26 a 29 de Setembro, com o certame a contemplar pela primeira vez um concurso de curtas-metragens que visa divulgar, através do cinema, novos olhares sobre o Douro Vinhateiro.

O DFH é promovido pela Entidade Regional Turismo do Douro.
O presidente da instituição, António Martinho, disse hoje à agência Lusa que a organização está a fazer um «grande esforço» para manter a realização desta mostra, apesar dos problemas financeiros que afectam o país.

Esta quarta edição do DFH poderá também ser a última, se se concretizar a extinção da Turismo do Douro, inserida no pacote de entidades regionais a fechar anunciado pelo Governo.

De acordo com o anteprojecto de proposta de lei anunciado em Julho, o Douro vai ser integrado na Entidade Regional Turismo do Porto e Norte.
Para já, António Martinho ainda não quer levantar muito o véu sobre a mostra de cinema, referindo apenas que vai decorrer na última semana de Setembro, com actividades em Alijó, Sabrosa, Régua (Museu do Douro) e Porto.

Uma das novidades desta edição é o concurso ‘Curtas da Casa’, cujo prazo de inscrições foi, entretanto, alargado até ao final do mês de Agosto.

O DFH quer ser uma plataforma de divulgação e de encontros e resgatar novos olhares sobre o Alto Douro Vinhateiro (ADV), através do cinema. O evento visa ainda contribuir para o desenvolvimento das produções cinematográficas com a temática da região do Douro promovendo os recursos naturais e os seus produtos.

Na competição de curtas podem inscrever-se filmes portugueses ou co-produções maioritariamente portuguesas. Só serão admitidos filmes produzidos em 2010, 2011 e 2012.
Segundo António Martinho, as curtas-metragens têm que ser rodadas no ADV ou no rio Douro.

Os filmes terão que ter até 25 minutos, podem ser de diferentes géneros, como documentário, ficção, experimental ou animação, e deverão ser, preferencialmente, comercialmente inéditos no país.

O responsável referiu ainda que o DFH vai manter a secção Wine&Food, considerando que é “muito importante” para a divulgação dos vinhos Douro e Porto, produzidos na mais antiga região demarcada do mundo.

No âmbito desta secção, as adegas, as pipas e o cheiro a vinho servem de cenário à projecção de filmes, numa mistura entre o cinema e as vindimas, que estarão a decorrer na altura do evento. A proposta é juntar ao cinema a gastronomia e os vinhos da região.
O DFH tem o objectivo de dirigir os holofotes para o Douro, que foi classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e Cultura) há dez anos.

O conceito do DFH foi distinguido pelo Turismo de Portugal com uma menção honrosa como Evento do Ano 2010 e foi o único evento português finalista para Melhor Evento Cultural Ibérico 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário