segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa 2012




Mais uma edição do festival de vídeo arte que aproveita o Verão para mostrar ao ar livre peças raramente vistas em Portugal. Os espectadores são convidados a visionar os filmes confortavelmente instalados em espreguiçadeiras, colocadas em jardins, terraços e esplanadas. E a entrada é gratuita.

Este ano, a FUSO divide-se entre o BES Arte & Finança, os jardins do Museu da Electricidade, Museu do Chiado e Museu Nacional de Arte Antiga, o claustro do Museu Nacional de História Natural e o Clube Ferroviário.

A programação de vídeo arte, nacional e internacional, resulta de uma selecção de Dalia Levin, Françoise Parfait, Isabel Nogueira, Jean-François Chougnet, João Laia, José Drummond e Solange Farkas.

Pelas telas do jardim do Museu da Electricidade correm vídeos, curtas ou até longas numa Sessão Competitiva Portugal (dia 22, às 22h00 e 23h30), que inclui a atribuição do Prémio Aquisição Fuso/Fundação EDP, enquanto o programa de Françoise Parfait instala-se, no dia seguinte, às 22h00, nos jardins do MNAC, que a partir das 23h30 recebem "Utopia", um programa de José Drummond.

A 24 de Agosto, destaque para a estreia mundial de um filme da franco-argelina Katia Kameli no âmbito do programa de Chougnet (Museu Nacional de Arte Antiga, 22h00) e "Fronteiras em Movimento: Um diálogo intercultural", programa de Dalia Levin (MNAA, 23h30). "Trânsitos Improváveis", programa de Solange Farkas, e "Em cartaz: medidas de austeridade", por João Laia, compõem a programação de dia 25, no claustro de Museu Nacional de História Natural, às 22h00 e 23h30, respectivamente. A sessão de encerramento arranca às 19h00 de 26 no Clube Ferroviário que recebe uma noite concebida por Isabel Nogueira e durante a qual se versará sobre "O Olhar e a Palavra".

Já no BES Arte & Finança poder-se-á visitar uma exposição com curadoria de Nuno Crespo: "Parede, Chão e Tecto", entre 21 de Agosto e 7 de Setembro, reúne obras de Gordon Matta-Clark, Vasco Araújo e Pedro Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário