segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CONTEXTILE 2012 – Trienal de Arte Têxtil Contemporânea




Torna-se imperativo em Portugal investigar e desenvolver uma área das Artes – a Arte Têxtil – com grande investimento e respeito artístico em todo o mundo, por artistas e artesãos e amplamente ensinada em escolas de arte e promovida em eventos internacionais.
Com a reestruturação do setor Têxtil industrial nas últimas décadas, que lhe retirou o prestígio de outrora, cabe ao setor das artes contribuir para a criação de uma nova imagem do Têxtil. São os criativos que têm agora o poder de lhe devolver a importância e o peso. O Têxtil é um universo vasto e complexo de interligações de áreas como a agrícola, a industrial e a criativa. Os materiais vêm da natureza ou de processos industriais artificiais e complexos transformados por máquinas, pessoas e ideias. São utilizados na produção massiva de “objetos utilitários” que usamos todos os dias em casa, no trabalho, nos transportes … nas instituições. Utilizamos mas sem um olhar crítico/estético, dada a sua proximidade pelo uso constante.
A Arte Têxtil observa, consome, digere e desconstroi o universo têxtil, devolvendo-o sob a forma de fotografia, de pintura, de escultura ou de outras técnicas várias. Os territórios de tradição têxtil não podem ficar distantes deste movimento, mas devem antes contribuir ativamente para este reolhar.
Tendo presente esta reflexão, julgamos pertinente colocar o têxtil em novos contextos criativos através da realização de um grande evento que reúna artistas, públicos, produtores e consumidores, portugueses e internacionais, num mesmo momento e num mesmo lugar, potenciando – assim – a criação das redes necessárias à modernização da imagem do Têxtil em Portugal.
Guimarães 2012, enquanto Capital Europeia da Cultura, não pode perder a oportunidade de contribuir para este re-olhar sobre o Têxtil dada a sua posição estratégica, geográfica e económica na região. Assim se compreende o surgimento da 1ª edição da Contextile 2012 – Trienal de Arte Têxtil Contemporânea, enquadrando a programação da CEC,  que vai permitir uma maior projeção e difusão do evento, possibilitando em edições futuras o seu alargamento progressivo e sustentado.
PROJETO
A CONTEXTILE 2012 – TRIENAL DE ARTE TÊXTIL CONTEMPORÂNEA é um evento de âmbito internacional, de arte contemporânea, que tem o têxtil como elemento de referência na Reflexão, Investigação e Criação, nas diversas formas de expressão e de representação artística.
A CONTEXTILE tem como proposta e missão: Dar visibilidade à Textile Art; mobilizar e incentivar os artistas para uma abordagem inovadora e experimental das artes visuais; assumir-se como Plataforma Criativa e debate de ideias/projetos, desenvolvimento de redes internacionais, troca de boas práticas interdisciplinares e académicas.
Numa ligação estreita com os territórios de tradição têxtil, esta Trienal pretende ser um espaço ecléctico de promoção do diálogo entre artistas,  criadores, a comunidade (cidadãos e empresas locais) e a cidade que a acolhe, contribuindo assim para o processo de diversificação da economia e das indústrias culturais e criativas das regiões.
Exibindo obras de artistas diversos, com suportes e formatos diferentes, a CONTEXTILE tem ainda como objetivo paralelo, a afirmação internacional de uma nova geração de artistas emergentes que, refletindo a pluridiversidade das propostas artísticas na atualidade, apresentam um conjunto de obras passíveis de legitimação pela possibilidade de coabitação no mesmo espaço físico, numa coerência estética e artística conjuntural, abrindo caminho à valorização do Têxtil e da Arte Textil.
Nesta primeira edição da CONTEXTILE desenhamos um projeto de trienal assente num programa simples, mas equilibrado, que integra a programação da GUIMARAES 2012 – Capital Europeia da Cultura, e será apresentada em vários locais da cidade em forma de: exposição internacional, exposições satélites, residências artísticas, workshops, conferências e intervenções artísticas públicas.
EQUIPA
CONCEÇÃO E PRODUÇÃO | IDEIAS EMERGENTES – Produção Cultural CRL
COORDENAÇÃO E GESTÃO DE PROJETO | JOAQUIM PINHEIRO
COORDENAÇÃO ARTÍSTICA | LÚCIA DAVID
CONSULTADORIA | COMISSARIADO | VIRGINIJA VITKIENE (KAUNAS TEXTILE BIENNIAL)
COMISSARIADO CIENTÍFICO | CONFERÊNCIAS | CONCEIÇÃO RIOS, LALA DE DIOS (ETN)
PROJETOS ESPAÇOS EXPOSITIVOS | SUSANA MILÃO
CRIAÇÃO DE MARCA | WE WORK FOR KNOWLEDGE
DESIGN GRÁFICO | O DEPARTAMENTO / PEDRO REGADAS E TELMO SÁ
PRODUÇÃO EXECUTIVA & SECRETARIADO | MARISA DOMINGUES SOARES
ASSISTENTE PRODUÇÃO & COMUNICAÇÃO | | SANDRA GOMES
ASSISTENTE PRODUÇÃO | JONATHAN TAVARES
(fonte: http://contextile.wordpress.com/contextile/)

Sem comentários:

Enviar um comentário