quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Festival Shakespeare em cena na Capital Europeia da Cultura 2012



A convite da Capital Europeia da Cultura, quatro escolas de expressão dramática, oriundas de três países europeus, Portugal, Alemanha e Espanha, sobem ao palco de Guimarães 2012 reinterpretando algumas das obras mais emblemáticas do poeta e dramaturgo inglês.

Deste modo o festival fomenta o intercâmbio entre os estudantes de teatro de escolas europeias e, simultaneamente, pode apresentar ao público, de forma gratuita, uma nova perspectiva, uma nova dimensão sobre a obra de um nome incontornável na dramaturgia universal.
“António e Cleópatra” abriu o Festival. Trata-se de uma produção da Folkwang University of the Arts, uma das mais conceituadas e históricas escolas alemãs, fundada em 1927, que aposta no cruzamento multidisciplinar de várias expressões artísticas.

Hoje, 07 de Agosto, sobe à cena a peça “Romeu e Julieta”, representada pelo Balleteatro, numa encenação de Marcos Barbosa.
A interpretação da companhia portuense sobre a história de amor trágica criada por Shakespeare tem como base o excerto da obra: “ou morre o amor ou morrem os amantes”.
No dia 08 de Agosto, “Tempestade”, o último texto completo de Shakespeare será representado pela Escola Superior de Arte Dramática da Galiza.

O ciclo de peças do festival encerra, no dia 09 de Agosto, com uma adaptação contemporânea de “Romeu e Julieta” pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

No último dia do Festival decorrerá um seminário sobre o tema“Adaptar Shakespeare”. Trata-se de uma discussão sobre as questões ligadas à adaptação das obras de Shakespeare, nomeadamente o porquê demuitas companhias optarem pelos textos do poeta inglês em detrimento de criações originais e ainda a partir de que momento as novas interpretações dão lugar a uma obra artística autónoma e de que forma reflectem a sociedade contemporânea.
Do painel de oradores constam Francesca Rayner, Professora Auxiliar na Universidade do Minho e investigadora da política cultural da representação em Portugal; Luis Mestre, dramaturgo responsável pela encenação da peça “À Procura de Ricardo III”; e Miguel Ramalhete Gomes, da Universidade do Porto, que explicará as adaptações de Shakespeare pelo dramaturgo alemão Heiner Müller.

A entrada em todos os eventos do Festival Shakespeare é gratuita, estando apenas limitada ao espaço existente.

Sem comentários:

Enviar um comentário