quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Bienal do Douro: Promove workshop de gravura não tóxica



Participam 16 artistas provenientes de 11 países como o Brasil, Austrália Japão, México, Chile, Sérvia, Grécia, Espanha, Itália, Turquia e Portugal.
O Auditório Municipal de Alijó foi o espaço escolhido para esta ação e uma vez que aí se encontra a maior exposição da Bienal, de um total de 12 que se encontram espalhadas por todo o Douro até Bragança, constitui mais uma interessante forma de cativar públicos, que assim poderão ver e compreender melhor esta secular arte.

De salientar que esta é a única Bienal de Gravura do país e que desde 2001 promove a arte da gravura de uma forma impar em Portugal. Numa região classificada com dois Patrimónios da Humanidade pela Unesco, a paisagem e o património arqueológico do Vale do Côa, onde pontificam milhares de gravuras de todos os períodos da nossa história, esta Bienal vem por outro lado, manter essa tradição da gravura na contemporaneidade, aliando na perfeição o passado e o presente mas sempre com os olhos postos no futuro, visando o desenvolvimento cultural, turístico e fundamentalmente, criando no Douro um evento de nível mundial poucas vezes visto acontecer fora da capital. A crescer de edição para edição e mesmo sujeito a cortes orçamentais extremos como aconteceu particularmente para esta 6ª Bienal, ela consegue por via da arte exposta, e dos 325 artistas provenientes de 63 países manter um nível de qualidade notável e que a mantém, apesar de tudo, como uma das mais importantes Bienais do mundo. A comprovar basta visitar as exposições que se encontram em Alijó no Auditório Municipal, Biblioteca, espaço urbano e piscinas, no Museu do Douro (Régua), Museu do Côa, Teatro de Vila Real, Museu do Pão e do Vinho (Favaios), Quinta do Portal (Sabrosa) e Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (Bragança).

Apesar da crise económica que atravessamos é de salientar alguns apoios institucionais como o programa Leader, o Município e Freguesia de Alijó, a Fundação Côa Parque, Universidade Interamericana (Porto Rico), Quinta do Portal, C.G.D, Reklame, BES e delegação Regional de Cultura do Norte.

Com uma assistência onde para além dos nacionais, marcam forte presença o público estrangeiro, a Bienal arrancou no dia 10 de Agosto e prolonga-se até 30 de Setembro.

(fonte: http://www.noticiasdevilareal.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário