segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Guimarães 2012: Cinco festivais de música até final do ano


A Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012 vai promover cinco festivais de música até ao final do ano, com destaque para a estreia do Optimus Primavera Club, que se realizará pela primeira vez fora de Espanha.

Além do referido festival, Guimarães vai receber as edições de 2012 do Manta, do Barco Rock Fest, a iniciativa Operação Bing Bang e, numa parceria com a Capital Europeia da Juventude Braga 2012, a segunda edição do festival de música eletrónica Semibreve.
"Esta oferta cobre os objetivos essenciais de Guimarães 2012: reforço dos festivais da cidade e fazer de Guimarães uma cidade mais relevante no panorama musical nacional e internacional", considerou o diretor geral da CEC, Carlos Martins, hoje de manhã, em conferência de imprensa.
A "grande novidade" é a realização do Optimus Primavera Club 2012, "o irmão mais novo do Optimus Primavera Sound", segundo um dos responsáveis pelo certame, José Barreira.
"Pela primeira vez, este festival é feito fora de Espanha", realçou, ainda sem revelar nomes.
A decorrer em 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro, este festival vai ter lugar em "quatro lugares emblemáticos" da cidade de Guimarães: Centro Cultural Vila-flor, Plataforma das Artes e da Criatividade, São Mamede e Projeto by El Rock.
Em 2012, o Manta acontece numa "versão mais compacta", descreveu o responsável Rui Torrinha, na quinta e na sexta-feira, apresentando "três grandes concertos": Russian Red, Gobi Bear e Azevedo Silva.
A sétima edição do Barco Rock Fest, na praia fluvial de Barco, entre 01 e 04 de agosto, leva a Guimarães 22 bandas e 10 DJ, entre os quais GuimaFloyd, Sernada, Dead Combo, os ingleses 2:54, entre outros.
"É um festival que tem tudo o que os outros têm, mas em preço 'low cost' e sem comprometer a qualidade do espectáculo", garantiu um dos membros da organização do Barco Rock Fest, Pedro Conde.
A Operação Big Bang é uma iniciativa de Guimarães 2012 que levará ao Parque da Cidade, a 09 de setembro, uma "orquestra gigante", na qual "qualquer pessoa poderá participar", dirigida pelo maestro Tim Steiner.
A música eletrónica marcará presença em Guimarães através da parceria entre as capitais no Minho, Capital Europeia da Cultura e Braga 2012, com a partilha da organização do Festival Semibreve, a decorrer entre 02 e 06 de outubro.
Assim, de 02 a 04, o Semibreve organiza em Guimarães concertos, instalações, workshops e uma mostra de trabalhos produzidos pelo Centro de Computação Gráfica e pelo Departamento de Sistemas da Informação da Universidade do Minho.
Quanto a concertos, está confirmada a presença de Vladislav Delay e Mouse on Mars, no Centro Cultural Vila Flor.
A assinalar ainda na edição de 2012 deste último festival a criação do Semibreve Award, uma parceria com o EngageLab da Universidade do Minho, que pretende "estimular a criação artística digital" através de projetos artísticos que recorram à interatividade, ao som e à imagem.
Este concurso está aberto a profissionais singulares, grupos, empresas e entidades públicas e terá como prémio um valor de 2.500 euros, assim como a apresentação da instalação durante o Semibreve. (fonte: http://diariodigital.sapo.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário