quinta-feira, 12 de julho de 2012

Respansáveis pelo videoclip “Give Me All Your Luvin”, da Madonna, estão em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura



A equipa de artistas gráficos francesa MegaForce, responsável pela realização do videoclip de “Give Me All Your Luvin”, de Madonna, está em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura no próximo dia 21 de Julho. No âmbito do Videogang - iniciativa que desafia jovens realizadores a experimentar e concretizar videoclipes, fashion films e curtas de ficção de tipo low-budget e no-budget -, Raphael Rodriguez e Charles Brisgand desvendam os segredos que estiveram por detrás da mega-produção para a “Rainha da Pop” que, em menos de três semanas após o lançamento oficial, registou mais de 18 milhões de visualizações no Youtube.
 
1,2 milhões de euros foi o orçamento de que o colectivo francês dispôs para a gravação do videoclip de “Give Me All Your Luvin” - o primeiro single do álbum “MDNA” - no qual Madonna contracena com as cantoras Nicki Minaj e M.I.A. No Pequeno Auditório de Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, dois dos criativos que compõem o quarteto - que, no portfólio contam também a produção do videoclip de “Pursuit of Hapiness”, de Kid Cudi - vão apresentar uma retrospectivas de telediscos produzidos que foram, simultaneamente, aclamados na Internet e premiados nos mais prestigiados concursos do sector.
 
Como fazer uma curta de sucesso com apenas 27 euros?

Durante o mês de Julho, Guimarães 2012 promove outras masterclasses no âmbito do projecto Videogang.

No dia 15 de Julho, a produtora algarvia “New Light Pictures”, responsável pela produção do recente fenómeno das redes sociais “O fenómeno”, vai explica como é possível criar uma curta-metragem premiada, recorrendo apenas a uma handycam digital e com um orçamento de 27 euros. A última masterclass de Videogang acontece a 28 de Julho e é ministrada pelo “Bando à Parte” - única estrutura colectiva independente de produção cinematográfica vimaranense, que integra trabalhos realizados por Rodrigo Areias, Jorge Quintela e Paulo Furtado.
 
Estima-se que, anualmente, sejam produzidos em Portugal cerca de 200 videoclips. Num momento em que o videoclip é o formato audiovisual mais popular na Web e em que, cada vez mais, a quantidade de visualizações de um vídeo se assume como a principal referência dos artistas, em detrimento do número de discos vendidos, Videogang pretende ser uma plataforma de criação de pequenos colectivos que consigam entrar e vingar no mundo do audiovisual apostando num formato com potencial de crescimento. O objectivo é, recorrendo à criatividade, desfazer o mito sobre as dificuldades de produzir cinema digital de qualidade com poucos recursos.

 
Colectivo: New Light Pictures
Data: 15 de Julho
Hora: 21h30
Local: Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura (CAAA)       
Sinopse: Iniciativa inclui uma mostra de vídeos e de curtas-metragens da produtora algarvia que criou “O Comando”, obra que venceu o prémio de melhor filme no Festival de Cinema de Arouca, em 2011, com um budget de 27 euros.
 
Colectivo: Megaforce
Data: 21 de Julho
Hora: 21h30
Local: Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF)
Sinopse: Colectivo francês galardoado na área do audiovisual faz retrospectiva dos vídeos criados. Fama do grupo fez com que Madonna o convidasse para colaborar no videoclipe do mais recente trabalho - “Give Me All Your Love”.
 
Colectivo: Bando à Parte
Data: 28 de Julho
Hora: 21h30
Local: Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF)
Sinopse: Mostra retrospectiva dos vídeos e curtas da única estrutura coletiva independente de produção cinematográfica vimaranense, com trabalhos realizados por Rodrigo Areias, Jorge Quintela e Paulo Furtado.
 

Relembre-se que em 2012 Guimarães é Capital Europeia da Cultura, acolhendo um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitetura, literatura, pensamento, teatro, dança e artes de rua. Vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de um ano, Guimarães será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.
(fonte: http://www.correiodominho.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário