terça-feira, 24 de julho de 2012

106.ª edição das festas Gualterianas - Guimarães 2012



A 106.ª edição das festas Gualterianas, em Guimarães, vai dar uso à praça pública da Plataforma das Artes e da Criatividade, com concertos de Cuca Roseta, Carminho e GNR, num programa que quer "conciliar a tradição e a modernidade".

Além dos concertos, a edição deste ano, que decorre de 03 e 05 de agosto, contará ainda com a tradicional Marcha Gualteriana, exposições, animação de rua, concertinas, cantares ao desafio, desfile de charretes e liturgia a S. Gualter.

O orçamento para as festividades, em ano de Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, ascende aos 160 mil euros.

"A edição deste ano concilia tradição e modernidade", explicou hoje a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Francisca Abreu, na conferência de imprensa de apresentação das festividades.

As Gualterianas são celebradas em honra de S. Gualter, que, segundo reza a lenda, foi consagrado santo pela população de Guimarães em reconhecimento da sua simplicidade e entrega à solidariedade.

Um dos momentos altos das festas de S. Gualter é a Marcha Gualteriana, que, "como manda a tradição", encerra as celebrações e absorve uma grande parte do orçamento, cerca de 75 mil euros.

Esta marcha atravessa a cidade e, "à semelhança dos últimos anos, será colocada uma bancada no Largo da Mumadona".

As festas da cidade cruzam-se com Guimarães 2012, ao usarem um dos "palcos" da Capital Europeia da Cultura para os habituais concertos.
Assim, Cuca Roseta, Carminho, Ricardo Ribeiro, os GNR e Zé Perdigão sobem ao palco colocado na praça da Plataforma das Artes e da Criatividade.
Ao contrário dos anos anteriores, o fogo-de-artifício, na noite de domingo para segunda-feira, será, este ano, fogo preso.

"É preciso salvaguardar o sossego de quem não participa nos festejos", justificou o presidente da Câmara de Guimarães, António Magalhães.
A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal de Guimarães, através da cooperativa A Oficina, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães e da coletividade Marchas Gualterianas. (fonte: http://www.portocanal.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário