quinta-feira, 15 de novembro de 2012

"Lisboa Mistura" de 23 a 25 de Novembro



É já entre os próximos dias 23 e 25 de Novembro que o Teatro São Luiz em Lisboa recebe mais uma edição do Fesival Lisboa Mistura. 

Este evento é um acontecimento intercultural que surgiu em 2005, fruto da necessidade de criação de um Fórum Intercultural na cidade de Lisboa e brotou desta maravilhosa oportunidade criada pela diferença e curiosidade. Na edição deste ano os artistas são entre outros os Dazkarieh, Orelha Negra, Macacos do Chinês, Kalaf e Dino D´Santiago. 
O objectivo da organização deste festival é que seja criado um "espaço intercultural" comum e mais democrático para todos. 

A interculturalidade é também política na urgência social e cultural de um país ou de uma cidade. Lisboa enquanto cidade geneticamente multicultural é uma efectiva embaixada para quem vem de outros lugares. 

A vivência e trocas entre culturas e mundos diferentes é tão importante para a harmonização evolutiva da vida conjunta como o talento ou a tecnologia. Ao longo das edições dos anos anteriores, este festival tem criado pontes entre as comunidades que habitam a Grande Lisboa e os públicos de dentro e fora da cidade. 

No "Lisboa Mistura", os elencos que se têm mostrado, nacionais e internacionais, amadores e profissionais, são uma prova da vitalidade criativa que surge dos encontros e celebrações que a cidade inspira.

Para a organização do festival o programa deste ano é reflexo da celebração da vida multicultural nacional e internacional com projectos de grande nível performativo e de produção.

Segundo a organização "Projectos como os que este festival tem trazido mostram a transversalidade de influências da cultura portuguesa e a riqueza que daí advém". Na edição deste ano, o festival terá o "Lis-Nave", uma actualidade Lisboeta do ano, um naipe de músicos de qualidade, desde o convidado do Brasil para fortalecer a ligação entre Lisboa e Natal, até ao lançamento do CD dos Dazkarieh passando pelo magnífico Tcheca, uma instalação de Kalaf, documentário sobre um projecto comunitário, há ainda espaço para uma mostra de talento jovem, através da apresentação das OPA, Oficina Portátil de Artes. A edição deste ano do Lisboa Mistura, terminará com a incontornável Festa Intercultural com lisboetas do Congo, Brasil, Índia, Cabo-Verde, Japão, Moldávia, entre outros.Este ano, o Lisboa Mistura, descentraliza-se um pouco e será realizada uma noite de misturas latinas no MusicBox em pleno Cais do Sodré. O Lisboa Mistura é um convite irresistível que Lisboa faz quando mostra o que de melhor e alternativo se faz". 
(fonte: HARDMUSICA)

Sem comentários:

Enviar um comentário