quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dia do Desassossego celebra 90 anos de Saramago

Dia do Desassossego celebra 90 anos de Saramago

A 16 de Novembro assinala-se aquele que seria o 90º aniversário de José Saramago e o 30º aniversário da edição de Memorial do Convento. A Casa dos Bicos abre as portas e oferece novas exposições, leituras, um concerto e descontos na obra do único escritor português premiado com um Nobel da Literatura.

O autor que escrevia "para desassossegar" os seus leitores faleceu em 2010, com 87 anos. Dois anos depois, por ocasião daquele que seria o seu 90º aniversário, a Fundação José Saramago cria o Dia do Desassossego e oferece ao público várias iniciativas.

A partir do meio-dia, actores do grupo Éter vão representar textos de Memorial do Convento a partir das janelas da Casa dos Bicos. Figuras como Blimunda, Baltazar, Frei Bartolomeu de Gusmão - e até o Cão - ocuparão as janelas e varandas da sede da Fundação, pela mão do pintor José Santa-Bárbara.

Ao mesmo tempo que, pelas ruas da Baixa de Lisboa, a convite da Fundação, os leitores de Saramago trarão as suas obras para o espaço público, na sede da Fundação será inaugurada uma exposição de retratos do escritor, da autoria de nove ilustradores portugueses e espanhóis. Esta exposição sairá, mais tarde, para outros locais de Lisboa.

O Teatro Nacional de S. Carlos também se junta ao Dia do Desassossego e abre excepcionalmente as portas do ensaio geral do concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, às 18h00. 

A segunda edição do prémio de fotografia “Retratar um Livro”, que decorre até Março, será este ano dedicada a “O Ano da Morte de Ricardo Reis”. Fotógrafos amadores e profissionais estão convidados a 'fotografar' o livro de Saramago e a dizer qual o excerto da obra que inspirou a fotografia.

No 90.º aniversário de José Saramago será também editado o opúsculo "90 Anos, 90 Palavras", que recolhe 90 palavras fundamentais na obra do escritor, de Blimunda a Dignidade ou Vontade. O opúsculo será distribuído gratuitamente a todos os visitantes que passarem pela Casa dos Bicos, esta sexta e sábado.

Sexta-feira e sábado, a entrada na Casa dos Bicos é gratuita. Na sexta, todos os livros de José Saramago publicados pela Editorial Caminho terão um desconto de 50% sobre o preço de capa. 

(fonte: http://www.vousair.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário