segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Designers portugueses estreia-se na semana de Design de Pequim



Macau

Uma dupla de designers portugueses vai participar, pela primeira vez, na semana de Design de Pequim, onde apresenta uma "coleção experimental", integrada numa mostra coletiva, disse à agência Lusa Clara Brito.


"A exposição chama-se 'Paper Create'. É uma exposição coletiva com artistas de Taiwan, da China e de Macau e é integrada na semana de Design de Pequim, em que fomos convidados para participar com o projeto 'Paper 4 Fashion', que tínhamos apresentado em outubro do ano passado na Feira Internacional de Macau, durante o "Macau Fashion Festival", afirmou a designer.
Clara Brito explicou que se trata de uma "coleção experimental e criativa" composta por oito vestidos produzidos num material que parece papel - o Tyvek - e que tem vindo a ser usado regularmente nos produtos da 'Lines Lab'.
"É uma coleção em que os desenhos são motivos inspirados em papéis de parede antigos, que foram por nós redesenhados e depois recortados a laser sobre o material, ficando assim uns vestidos brancos rendilhados", acrescentou.
Além da exposição, patente até 01 de outubro, três dos oito vestidos foram selecionados para "um pequeno desfile de moda" realizado na terça-feira, na pré-abertura da semana de Design de Pequim, que decorre de sexta-feira a 06 de outubro.
"Correu muito bem. Fomos convidados por uma revista de publicidade da China para contribuir para uma imagem para a capa, na qual estamos agora a trabalhar e, acima de tudo, criámos contactos muito próximos com o comité organizativo da semana de Design de Pequim. Por isso, acho que pode ser a porta para futuras colaborações", acrescentou.
Em perspetiva, está o contacto com os criativos, já que esta "é uma semana de design que se está a implementar a nível internacional e por isso existe uma grande participação não só de marcas locais (chinesas), mas também de estrangeiros", considerou.
"A semana tem muitos criativos internacionais, o dia grande de inaugurações vai ser dia 28, e aí terei oportunidade de ver mais o que está a acontecer", adiantou.
Além de "uma maior visibilidade em Pequim", há a possibilidade de a participação da 'Lines Lab' ser repercutida noutras paragens, uma vez que a organização da semana de Design de Pequim vai ficar com algumas peças da dupla de criativos portugueses para "arquivo", podendo vir a apresentá-las noutras exposições.
"De alguma maneira já estamos envolvidos com o mercado de Pequim, não só na produção de eventos, mas também na venda e distribuição dos nossos produtos, mas queremos aumentar as nossas relações e por isso eventos como este são uma ótima oportunidade para isso acontecer", resumiu.
A 'Lines Lab' é referida em sexto lugar numa lista de 20 pessoas e entidades culturais mais inspiradoras no mundo lusófono, elaborada pela revista inglesa Monocle, que dedica o último número à importância da língua portuguesa e do mundo lusófono.
(fonte: Diário Digital com Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário