segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cultura sai à rua a 13 de Outubro



As artes plásticas, a música e a dança deverão manifestar-se na Praça de Espanha, no dia 13 de Outubro, como resposta aos cortes no financiamento das companhias de teatro e à privatização do serviço público de rádio e televisão.

Um grupo de artistas portugueses decidiu juntar-se à contestação geral contra as medidas de austeridade impostas pelo Governo no sector da cultura. E recebeu o apoio do movimento “Que se lixe a Troika – Queremos as nossas vidas de volta”, que esteve na génese das manifestações do 15 de Setembro.

Sofia Nicholson, actriz e porta-voz do grupo, afirma que pretendem “dar a cara pela identidade de um país para que ela não morra”. Segundo o cantor Carlos Mendes, o objectivo é criar uma “cultura de resistência” perante “os ataques brutais ao povo, à cultura e ao património”. “Os artistas querem demonstrar que estão vivos e não adormecidos”, acrescenta.

O movimento “Que se lixe a Troika” decidiu associar-se à causa. De acordo com o porta-voz João Camargo, “é uma iniciativa com todo o mérito do mundo”. O projecto multicultural ambiciona criar um “festival” durante todo o dia, na Praça de Espanha, em Lisboa, que junte representantes da música, das artes plásticas, da dança, da pintura, entre outros. Até ao momento estão confirmados os Homens da Luta, Janita Salomé, Pedro Barroso e Filipa Pais.

(fonte: http://www.publico.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário