segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cinemateca Portuguesa vive "momento dificíl"


O responsável manifestou esta preocupação na Culturgest, durante uma conferência de imprensa sobre a décima edição do Doclisboa - Festival Internacional de Cinema, dedicado ao documentarismo, que vai decorrer entre 18 e 28 de outubro. 
"A Cinemateca está novamente a viver um contexto difícil. Estamos muito preocupados e a tentar lidar com a situação, para evitar que não afete o funcionamento nos próximos tempos", acrescentou o responsável da instituição.
A entidade é um dos parceiros habituais do Doclisboa e, na edição deste ano, vai acolher uma retrospetiva integral da obra da realizadora belga Chantal Akerman, que estará em Lisboa para participar no evento. 
A Cinemateca vai exibir a filmografia integral de Chantal Akerman, que se prolongará além do encerramento do Doclisboa. 
Entre outros, serão exibidos "La Chambre" (1972), "Les Annés 80" (1983),  "Jai Faim, Jai Froid" (1984), "Chantal Akerman par Chantal Akerman" (1996),  "Sud" (1999) e "De LAutre Côté" (2002). 
No final da conferência de imprensa, em declarações à agência Lusa, José Manuel Costa acrescentou apenas que a entidade "está a viver um momento crucial para tentar resolver a situação". 
"Nos próximos dias vamos saber mais sobre as medidas de controle orçamental, para apurar se os problemas existentes serão resolvidos", indicou. 
No âmbito da recente reestruturação das entidades públicas empresariais da área da cultura, a Cinemateca Portuguesa foi incluída no novo Agrupamento  Complementar de Empresas, que passou a ser denominado GESCULT - Serviços  Partilhados da Cultura.  
O GESCULT reúne a Cinemateca, a Companhia Nacional de Bailado e os teatros nacionais D. Maria II e São Carlos, em Lisboa, e o São João, no Porto.
A orgânica deste conjunto de entidades foi aprovada em Conselho de Ministros a 12 de julho deste ano, no âmbito do Programa de Redução e Melhoria da  Administração Central (PREMAC).  
A lei orgânica do GESCULT entrará em vigor a 01 de outubro de 2012.
(fonte: Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário