quarta-feira, 17 de julho de 2013

Um Porto de Contos 2013



Uma iniciativa de “serviço público”, intimamente ligada à arte, ao passado e à história. Uma acção cultural e educativa que valoriza a arte de contar histórias como actividade espontânea e intuitiva.

Missão/público infantil e adulto
O que se pretende é conjugar várias linguagens artísticas à volta das histórias. Contar contos, lendas e histórias e reavivar a memória dos adultos, as tertúlias de outros tempos, o encontro de pessoas com interesses comuns, de diferentes idades, de modo a aproximar gerações e reflectir sobre o mundo. Os mais crescidos também podem ouvir boas histórias: narrativas para gente grande, a par dos contos pensados para o público infantil.

O Ateneu Comercial do Porto será o palco principal do «Um Porto de Contos»- Encontro Internacional de Narração Oral, a decorrer entre 26 a 28 de julho. Nesse espaço- repleto de passado e «história» - decorrerão várias iniciativas em simultâneo e em várias salas, com destaque para as sessões de contos. Haverá, igualmente, exposições de arte, a feira «Porto das Letras, Artes e Palavras», exposições fotográficas, os «Sacos com Histórias», visitas guiadas, artes plásticas, tertúlias, apresentação de livros, sessões de autógrafos, música, os Contos Vadios e outros motivos de visita e escuta.

Convém salientar que todas as actividades a decorrer em dois andares do Ateneu Comercial do Porto são de entrada livre, um convite aos cinco sentidos, ao longo destes três dias de festival.
As únicas actividades sujeitas a bilhete são as oficinas e as sessões de contos principais, com palco no salão nobre do Ateneu.

A Invicta merecia ter um evento como este dedicado aos contos e às narrativas!

O pré-festival - já a decorrer em vários espaços do Porto- tem trazido variadas propostas para todos os públicos à volta das histórias, como a iniciativa «Entre Contos & Vinhos», marcada para 20 de Julho, nas caves Croft, em Gaia, pelas 21horas. Uma sessão com provas de vinhos, histórias e música.


Conta com a participação de narradores muito respeitados a nível internacional:


     Espectáculos/Sessões de contos com os narradores nacionais e internacionais
     Sessões de contos para famílias
     Oficinas sobre a arte de contar histórias e animação de leitura
     Sessões de autógrafos com escritores, onde se inclui a parceria com a iniciativa «Não há Feira mas há escritores», que surgiu em protesto contra a não organização da Feira do Livro do Porto
     Encontro com escritores e ilustradores do Brasil, Portugal e Espanha
     Visita guiada pelos pontos centrais da cidade com guia intérprete especializado em contos em francês, espanhol, inglês e português, dinamizada pela equipa da NTDM-Specialized Tourism, em parceria com a Escola de Narração Oral Itinerante Clara Haddad. Partidas e Chegadas via Ateneu
     Exposição dos sacos com histórias
     Espaço aberto para novos talentos e interessados na narração oral mediante inscrição, os designados «Contos Vadios»
     Feira do Livro com espaço para artesanato urbano
     Exposições


O circuito de contos para testar os públicos que percorreu vários espaços do Porto foi um sucesso.

(fonte: http://www.umportodecontos.com)


Sem comentários:

Enviar um comentário