quarta-feira, 17 de julho de 2013

Festival Raízes do Atlântico - 18 e 20 julho


A edição deste ano do Festival Raízes do Atlântico realiza-se entre os próximos dias 18 e 20 deste mês, no Jardim Municipal do Funchal.

O programa deste que é considerado o mais antigo festival de world music de Portugal foi apresentado, há pouco, em conferência de imprensa, pela secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, e pelo diretor regional dos Assuntos Culturais, João Henrique Silva.

Este é um festival que está inserido no projeto Festivais Culturais da Madeira, promovido pela referida Secretaria, através da citada Direcção Regional, sendo apoiado pelo programa comunitário Intervir + e que, este ano, representa um investimento de 62.516,46 euros.


Conceição Estudante destacou a qualidade com que este evento tem vindo a realizar-se, já que o mesmo «tem sido palco da excelência de muitas intervenções e tem servido para proporcionar um encontro entre a música tradicional madeirense e as músicas do mundo». Tal como fez questão de salientar a governante, este festival já trouxe à Madeira nomes importantes como Cesaria Evora, os Gaiteiros de Lisboa e Kepa Junkera.


Este ano, o festival terá como temática principal a Fusão, designadamente do antigo com o moderno, entre culturas diversas que tocam pontos em comum até então desconhecidos, de estilos musicais clássicos e, até, entre culturas de um próprio país.


Neste sentido, e tal como adiantou João Henrique Silva, no dia 18, pelas 21h30, sobe ao palco o grupo madeirense “Gaitúlia”, seguido, às 23h00, da banda portuguesa “Melech Mechaya”. No dia 19, às 21h30, atua o “Quarteto TocArte” e, às 23h00, o grupo brasileiro “Choro Opus Trio”. O último dia (20) contará com as atuações dos “Metáfora”, às 21h30, e dos “Atma”, às 23h00.


(fonte: online.jornaldamadeira.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário