quarta-feira, 17 de julho de 2013

Museu português reaberto em Malaca

O museu no bairro português de Malaca, na Malásia, reabriu ao público, por ocasião das festas de São Pedro, embora as obras de reparação não estejam totalmente concluídas, disse à Lusa o secretário-geral do comité, Richard Hendricks.
Encerrado desde o final do ano passado, aquando da passagem à reforma do antigo encarregado do museu, Edgar Overee, o espaço reabre agora "mais limpo, mais bem organizado e com mais objetos expostos".
"Vamos estar a projetar a cultura portuguesa e euro-asiática de Malaca, as suas ações e estilos de vida, desde a chegada dos portugueses, em 1511. O povo Kristang em Malaca é único e rico na sua cultura, o que significa que temos muito para oferecer aos locais e estrangeiros", descreveu.
Richard Hendricks adiantou que o museu ainda requer algumas obras de renovação, como a instalação de ar condicionado, de forma a possibilitar a projeção de diapositivos, entre outras atividades, e torná-lo mais atrativo para os turistas, mas que o espaço já está disponível para consulta por parte dos alunos.
O museu, esclareceu o secretário-geral do Portuguese Settlement Committee, foi iniciado pelo regedor Peter Gomes há cinco anos, tendo sido estabelecido com fins académicos, para apoiar os "programas étnicos para os estudantes em toda a Malásia".
"Chegavam grupos com até 80 estudantes, por isso precisávamos de um local para lhes dar apoio. Um membro sénior do ‘Portuguese Settlement Panel', o sr. Edgar Overee, assumiu a tarefa de atender estes estudantes. O museu foi então criado e foram dispostos elementos sobretudo a pensar nas necessidades dos estudantes", acrescentou.
Agora com mais itens expostos - incluindo peças em barro e artigos têxteis - o espaço museológico tem por objetivo atrair mais turistas.
"Depois de muitas discussões levadas a cabo (…) estamos a melhorar o museu para disponibilizar informações sobre os grupos étnicos, mas também para os turistas. O PERZIM - órgão governamental ligado ao museu - está a renovar o espaço, vai colocar ares condicionados e estantes. E continuamos à procura de mais elementos relacionados com a presença portuguesa para mostrar", acrescentou.
As autoridades locais contrataram entretanto um novo encarregado - Jerry Alcantra - para gerir o museu.
As festividades em homenagem a São Pedro prolongam-se numa série de iniciativas oficiais e cerimónias religiosas, durante todo o fim de semana.

(fonte: http://observatorio-lp.sapo.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário