terça-feira, 26 de março de 2013

Museu de Alberto Sampaio apresenta: Elegância, Moda e Fé. O Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus.


ExpoEnxovalInterior

O Museu de Alberto Sampaio apresenta, até 2 de maio de 2013, de terça a domingo, das 10h00, às 18h00, a exposição Elegância, Moda e Fé. O Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus.
Plena da elegância barroca, seguindo a tendência da época e em nome da Fé, assim surgiu o Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus de Guimarães.

Este conjunto apresenta a indumentária do seu tempo, com as curvas, contracurvas e o horror pelo vazio, que tão bem ajudam a caracterizar o barroco. De igual forma, os cortes dos trajes respeitam a moda, também barroca, com decotes profundos, rendas e aplicações, bordados em oiro e a adição de jóias magníficas, testemunhas do período do oiro do Brasil. Destina-se às três principais figuras do presépio: o Menino, deitado no seu berço; a Virgem, coroada Rainha de Portugal; e São José, segurando uma açucena, símbolo da elegância, da graça e da pureza.

Neste ano de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, momento único para o encontro de criadores e criações, e para o seu reencontro com os públicos nacionais e estrangeiros, o cenário desta coleção torna-se insubstituível, pertencente a Guimarães e às suas mais profundas raízes de autenticidade, de identidade e de memória.
(fonte: http://www.guimaraes2012.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário