terça-feira, 26 de março de 2013

CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura - Guimarães


Fábrica, de Daniel Blaufuks


Fabrica_Daniel_Blaufuks2.jpg

Fábrica é uma instalação fotográfica, cinematográfica e um livro de Daniel Blaufuks, feitos a partir da transformação num cenário da memória e da sua representação do espaço da Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela.
Blaufuks fotografou e filmou a Fábrica, auscultou-lhe os ruídos e trabalhou também uma forte componente objetológica e documental, composta por carimbos, fichas de trabalhadores, folhas de salário, regulamentos, moedas de cartão, entre outras fontes. Imagem, som e documento constituem, pois, esta base de criação do artista, tornando Fábrica não só num ensaio sobre uma ideia de fábrica, abstrata e genérica mas também numa reflexão sobre o esquecimento e o abandono.
"Fábrica" é uma instalação e livro de Daniel Blaufuks produzidos no âmbito do projecto Reimaginar Guimarães da área de Cinema e Audiovisual da Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. O livro deste trabalho é uma coedição da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e da Pierre von Kleist Editions.
"Fábrica", de Daniel Blaufuks, instalação e livro, inaugurou dia 23 de março, no CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura e ficará patente até 26 de maio de 2013.

Dia 22 de março, pelas 19h00, antecipando a inauguração da instalação, o CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura  recebeu "Uma conversa com Daniel Blaufuks". O processo de criação de Fábrica, a obra do autor e reflexões sobre a imagem foram os temas de um diálogo informal.
(fonte: http://www.guimaraes2012.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário