terça-feira, 26 de março de 2013

Optimus Primavera Sound Porto 2013 - Lineup


Museu de Alberto Sampaio apresenta: Elegância, Moda e Fé. O Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus.


ExpoEnxovalInterior

O Museu de Alberto Sampaio apresenta, até 2 de maio de 2013, de terça a domingo, das 10h00, às 18h00, a exposição Elegância, Moda e Fé. O Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus.
Plena da elegância barroca, seguindo a tendência da época e em nome da Fé, assim surgiu o Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus de Guimarães.

Este conjunto apresenta a indumentária do seu tempo, com as curvas, contracurvas e o horror pelo vazio, que tão bem ajudam a caracterizar o barroco. De igual forma, os cortes dos trajes respeitam a moda, também barroca, com decotes profundos, rendas e aplicações, bordados em oiro e a adição de jóias magníficas, testemunhas do período do oiro do Brasil. Destina-se às três principais figuras do presépio: o Menino, deitado no seu berço; a Virgem, coroada Rainha de Portugal; e São José, segurando uma açucena, símbolo da elegância, da graça e da pureza.

Neste ano de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, momento único para o encontro de criadores e criações, e para o seu reencontro com os públicos nacionais e estrangeiros, o cenário desta coleção torna-se insubstituível, pertencente a Guimarães e às suas mais profundas raízes de autenticidade, de identidade e de memória.
(fonte: http://www.guimaraes2012.pt)

CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura - Guimarães


Fábrica, de Daniel Blaufuks


Fabrica_Daniel_Blaufuks2.jpg

Fábrica é uma instalação fotográfica, cinematográfica e um livro de Daniel Blaufuks, feitos a partir da transformação num cenário da memória e da sua representação do espaço da Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela.
Blaufuks fotografou e filmou a Fábrica, auscultou-lhe os ruídos e trabalhou também uma forte componente objetológica e documental, composta por carimbos, fichas de trabalhadores, folhas de salário, regulamentos, moedas de cartão, entre outras fontes. Imagem, som e documento constituem, pois, esta base de criação do artista, tornando Fábrica não só num ensaio sobre uma ideia de fábrica, abstrata e genérica mas também numa reflexão sobre o esquecimento e o abandono.
"Fábrica" é uma instalação e livro de Daniel Blaufuks produzidos no âmbito do projecto Reimaginar Guimarães da área de Cinema e Audiovisual da Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. O livro deste trabalho é uma coedição da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e da Pierre von Kleist Editions.
"Fábrica", de Daniel Blaufuks, instalação e livro, inaugurou dia 23 de março, no CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura e ficará patente até 26 de maio de 2013.

Dia 22 de março, pelas 19h00, antecipando a inauguração da instalação, o CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura  recebeu "Uma conversa com Daniel Blaufuks". O processo de criação de Fábrica, a obra do autor e reflexões sobre a imagem foram os temas de um diálogo informal.
(fonte: http://www.guimaraes2012.pt)

Filmes portugueses no 31.ª edição do Festival Internacional Cinematográfico do Uruguai


O filme “Tabú”, de Miguel Gomes, encerrará a 31.ª edição do Festival Internacional Cinematográfico do Uruguai, que começa dia 23 de março de 2013 em Montevideu, estando Portugal representado com oito películas, assinadas, nomeadamente, por Manoel de Oliveira e João Canijo.
Até ao próximo dia 6 de abril, 250 filmes serão exibidos em várias salas da capital uruguaia neste evento organizado pela Cinemateca Uruguaia e que, pela primeira vez, chegará a alguns complexos cinematográficos de localidades limítrofes a Montevideu.


Para além do filme de Miguel Gomes, serão exibidos, nas variadas secções do Festival, “Sangue do Meu Sangue”, de João Canijo, “Histories”, de Manoel de Oliveira, “A última que vi Macau”, de João Pedro Rodrigues, “Jesus por um dia”, de Verónica Castro e Helena Inverno, as curtas de João Salaviza “Rafa” e“Cerro Largo”, e o documentário “La Toma” do realizador Marcos Farias Ferreira, que estará presente no Festival.
“Sangue do Meu Sangue” e “Rafa” estarão em competição nas secções “Competencia Internacional de Largometrajes” e “Competencia Internacional de Cortos”, respetivamente.
(fonte: http://www.instituto-camoes.pt)

Portugal no Festival Internacional de Literatura na Bélgica


A literatura portuguesa faz-se representar no Festival Internacional de Literatura Passa Porta, em Bruxelas, pela escritora Dulce Maria Cardoso, que participa a 24 de março de 2013 numa mesa redonda subordinada ao tema “O imaginário sob pressão”.
Nesta edição, o Festival Passa Porta, que se realiza de 20 a 24 de março, reúne em Bruxelas escritores provenientes de Portugal, Espanha e Grécia, convidados a pronunciar-se sobre o papel da imaginação no contexto de uma Europa em crise.
A mesa redonda realiza-se pelas 15:00 no Beursschowburg (A. Ortsstraat 20-28). Para participar neste evento literário subordinado ao tema “Imagine!” deslocam-se a Bruxelas cerca de uma centena de escritores e filósofos de vários países do mundo.
A 23 de março, pelas 18:00, a escritora portuguesa marca também presença num encontro com leitores a decorrer na livraria Orfeu (Rue du Taciturne, 43).
Dulce Maria Cardoso desloca-se a Bruxelas com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e da Embaixada de Portugal em Bruxelas.
Licenciada em Direito, Dulce Maria Cardoso nasceu em Carrazeda de Ansiães em 1964. Viveu a sua infância em Angola até 1975. Em 1999 recebeu uma bolsa de criação literária do Ministério da Cultura, tendo então escrito Campo de Sangue, obra que conquistou o Grande Prémio “Acontece” de Romance.
O seu segundo romance, Os Meus Sentimentos (2005), foi galardoado com o Prémio da União Europeia para a Literatura. O título O Chão dos Pardais é dado à estampa em 2009. Em 2011 publica O Retorno, romance em que narra a experiência dos retornados portugueses depois da Revolução.
A sua obra encontra-se editada em França, Brasil, Argentina, Espanha, Itália, Holanda, Grécia, Sérvia, Bulgária e Croácia, e tem sido objeto de estudo em várias universidades portuguesas e estrangeiras.
(fonte: http://www.instituto-camoes.pt)

Dois meses de mega festival da cultura portuguesa em Paris


Depois de ter sido nomeado, em 2008, diretor do Théatre de la Ville, no centro de Paris, o franco-português, Emmanuel Demarcy-Mota (42 anos), disse numa longa entrevista ao Expresso que queria construir com Portugal "autoestradas da cultura".
Já cumpriu muito mais do que isso. O Théatre de la Ville organizou diversos eventos portugueses nos últimos anos, mas em maio e junho, Emmanuel vai transformar a cidade de Paris num autêntico "aeroporto" da cultura portuguesa.
Os diversos concertos, espetáculos de teatro, de dança, bem como exposições de artes plásticas, projeção de filmes e leituras de textos de diversos escritores terão lugar no teatro dirigido por Emmanuel, mas também em diversos outros locais culturais de primeiro plano da capital francesa.
O prato forte dos espetáculos será em Junho, designadamente com concertos de Carminho, Mísia e Lula Pena, bem como com teatro e dança por Tiago Rodrigues, Sofia Dias, Teatro Praga, Victor Roriz, Bomba Suicida, Mala Voadora, Catabrisa e Mónica Calle, entre muitos outros. Nas artes plásticas, estarão presentes Pedro Barateiro, Susana Mendes Silva e João Onofre e, no que respeita ao cinema e à literatura, serão projetados diversos filmes e efetuadas leituras, algumas delas difundidas em direto pela rádio France Culture.
O objetivo de Emmanuel Demarcy-Mota, encenador e filho da atriz portuguesa, Teresa Mota, e do dramaturgo francês, Richard Demarcy (que fala e escreve português) é mostrar em Paris a vitalidade da criação portuguesa, segundo ele ocultada pelas notícias sobre a crise económica, e sublinhar a "resistência" e a "independência" dos artistas portugueses.
O festival português é o quarto da série "Chantiers d'Europe" (Estaleiros da Europa). Na realidade, os eventos começam em maio com uma autêntica festa popular ao ar livre, a nove e dez desse mês, na imensa esplanada da Câmara de Paris, que pretende celebrar desse modo os 15 anos do tratado de amizade que une a capital francesa à portuguesa.
Para esta festa estão programados um concerto, uma mostra de culinária portuguesa, uma exposição de fotografias de Lisboa e outras animações culturais. A Câmara parisiense tem prestado grande atenção a Portugal desde que Hermano Sanches Ruivo que, tal como Emmanuel tem a dupla nacionalidade, foi eleito para a autarquia na lista socialista do Presidente da edilidade, Bertrand Delanoë.
Os espetáculos e animações decorrerão em diversos bairros de Paris e também na Casa de Portugal, na cidade Universitária, e ainda, no fim do mês de junho, num quarteirão central do bairro de Montparnasse, para onde estão programados concertos, filmes ao ar livre e outras animações.
Pascal Chérki, "maire" de Montparnasse e deputado socialista, adora fado, Lisboa, a cozinha portuguesa e ... o Benfica, clube de que é aliás sócio.
Na Casa de Portugal será apresentada uma exposição do pintor Raúl da Costa Camelo, já falecido e que viveu em Paris a maior parte da sua vida, bem como leituras e performances em torno da obra de Fernando Pessoa.  
Durante o "Chantiers d'Europe" serão lidos textos de Jacinto Lucas Pires, André Murraças e José Maria Vieira Mendes e será ainda organizada uma noite especial em torno da obra do escritor António Lobo Antunes.
No conjunto, deverão deslocar-se a Paris cerca de 80 artistas portugueses durante esses dois meses. 
(fonte: http://expresso.sapo.pt)



CasaCultura

Desde já peço desculpa pela longa ausência, mas devido a situações desta vida, foi-me impossível manter o blog atualizado. Espero a partir de agora conseguir corrigir essa falha :) 

Também gostava de deixar em aberto a possibilidade de enviarem via e-mail, informação sobre eventos culturais que queiram ver publicados no blog, terei todo o gosto de o fazer!
Nestes tempos difíceis para todo o país e neste caso específico para a cultura portuguesa, espero contribuir mais um pouco para uma maior divulgação daquilo que culturalmente se passa em Portugal
Abraço :)