segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Inscrições para Festival Luso-brasileiro


Até 15 de outubro estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira, que acontece entre os dias 2 e 9 de dezembro no município de Santa Maria da Feira, em Portugal. O evento é uma realização do Cineclube da Feira, com apoio da Biblioteca e da Câmara Municipal de Santa Maria. O festival busca promover um intercâmbio entre o cinema brasileiro e o português. 
Serão admitidos para as mostras competitivas apenas curtas ou longas-metragens produzidos em 2011 ou 2012. Os filmes de longa-metragem podem concorrer aos prêmios de Melhor Filme, Melhor ator e Melhor Atriz, Revelação e ao Prêmio Especial do Júri. Já os curtas-metragens podem concorrer apenas aos prêmios de Melhor Filme, Revelação e ao Prêmio Especial do Júri. Além disso, um filme de cada mostra competitiva poderá receber o prêmio dos cineclubes, o prêmio da crítica e o prêmio do público. 
Filmes com mais de 30 minutos e menos de 60 minutos também são aceitos, mas apenas poderão participar das mostras especiais não competitivas.
Mais informações no site oficial do evento: www.cineclubedafeira.netcineclubedafeira@gmail.com

Ano do Brasil em Portugal começa com 2 exposições de design



Representando toda expressividade dos designers brasileiros, duas exposições, "Design Brasileiro - Mobiliário Moderno e Contemporâneo" e "Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro" - ambas em cartaz no Museu do Design e da Moda (MUDE) de Lisboa até o dia 4 de novembro -, dão início às atividades do Ano Brasil em Portugal.

Na mostra "Personagens e Fronteiras", que levou no último ano a Triga de Ouro da 12º edição da Quadrienal de Praga, o maior evento mundial dedicado à cenografia, os visitantes são convidados a percorrer universos de contraste.
Nesta, há peças de móveis, como a "poltrona Astúrias balanço", de Carlos Motta, que se afundam no silêncio e na areia da praia (elemento que revela a inspiração do artista) e, logo ao lado, uma chamativa estrutura rosa reúne vídeos, fotografias, modelos e adereços de grupos teatrais sob um alvoroço de trilhas musicais.
Essa disparidade entre as expressões artísticas nutre o olhar comum à produção dos designers brasileiros que estão nessas duas mostras, explicou à Agência Efe Aby Cohen, curadora da mostra junto a Ronald Teixeira.
"A representação do Brasil é a representação da mistura. Esta mistura também é o que aproxima o país de outras culturas com as quais tem relação e influência, como a portuguesa", completa a curadora.
Segundo Aby, essa exposição é uma seleção das obras que mesclam os tradicionais espaços cênicos e "as quebras de regras do espaço convencional", como acontece no Rio de Janeiro e São Paulo com as performances de rua que são representadas na mostra.
Este "trânsito dos artistas" de um espaço para outro, que permite um maior diálogo entre as galerias, os teatros e a rua, é o grande destaque na experimentação das artes cênicas no Brasil, explicou Aby.A prova disso é que a exposição "Design Brasileiro - Mobiliário Moderno e Contemporaneo" também trabalha noções de contrastes com diferentes visões.
Por um lado, o Brasil das peças modernas, planejadas a partir dos anos 40 e durante a ditadura (1964-1985). Do outro, o país das criações contemporâneas surgidas a partir de grande marcos, como a exposição "Os incômodos" (1989), dos irmãos Humberto e Fernando Campana.
Para o design Zanini de Zanine, curador desta exposição ao lado de Raul Schmidt, esses trabalhos são definidos com dois adjetivos: "informalidade e aconchego", que se diferenciam "pela pluralidade de materiais e propostas".
Uma variedade que pode ser observada na "cadeira África" de Rodrigo Almeida, formada por coloridas cordas de suspensão. São objetos que se ambientam entre a condição de móvel, com um fim específico como se sentar e escrever, e a obra de arte, desenhada para ser observada, explicou Schmidt.
Segundo Schmidt, a força econômica é, junto com a qualidade das propostas, um dos principais motivos que permitiu o design brasileiro chegar à museus de Nova York, como o Moma, e de Berlim, onde essa exposição já foi apresentada.
O Ano do Brasil em Portugal repassa, até o dia 13 de junho de 2013, uma ampla mostra da cultura brasileira, desde suas representações mais clássicas até as mais atuais, através do cinema, da música, das artes plásticas e da gastronomia.
A iniciativa se complementa com a realização simultânea do Ano de Portugal no Brasil, que destaca inúmeras atividades paralelas sobre a cultura lusa.

"O Gebo e a Sombra" em Guimarães


Depois do Festival de Cinema de Veneza e da Assembleia da República, o filme de Manoel de Oliveira, "O Gebo e a Sombra" foi apresentado no grande auditório do Vila Flor, com sala praticamente cheia.

"O Gebo e a Sombra" tem estreia nacional marcada para 11 de outubro. Fica o registo áudio da apresentação, no Centro Cultural Vila Flor, antes da exibição do filme. 
No palco, o cineasta Manoel Oliveira, o presidente da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra, o programador da área de Cinema da Capital Europeia da Cultura João Lopes, que traduziu as palavras da atriz italiana Claudia Cardinale, que pela primeira vez trabalhou com Manoel de Oliveira. Ao contrário da atriz Leonor Silveira, recorrente escolha, tal como o ator Ricardo Trêpa.
(fonte: RTP1)

Cinemateca Portuguesa vive "momento dificíl"


O responsável manifestou esta preocupação na Culturgest, durante uma conferência de imprensa sobre a décima edição do Doclisboa - Festival Internacional de Cinema, dedicado ao documentarismo, que vai decorrer entre 18 e 28 de outubro. 
"A Cinemateca está novamente a viver um contexto difícil. Estamos muito preocupados e a tentar lidar com a situação, para evitar que não afete o funcionamento nos próximos tempos", acrescentou o responsável da instituição.
A entidade é um dos parceiros habituais do Doclisboa e, na edição deste ano, vai acolher uma retrospetiva integral da obra da realizadora belga Chantal Akerman, que estará em Lisboa para participar no evento. 
A Cinemateca vai exibir a filmografia integral de Chantal Akerman, que se prolongará além do encerramento do Doclisboa. 
Entre outros, serão exibidos "La Chambre" (1972), "Les Annés 80" (1983),  "Jai Faim, Jai Froid" (1984), "Chantal Akerman par Chantal Akerman" (1996),  "Sud" (1999) e "De LAutre Côté" (2002). 
No final da conferência de imprensa, em declarações à agência Lusa, José Manuel Costa acrescentou apenas que a entidade "está a viver um momento crucial para tentar resolver a situação". 
"Nos próximos dias vamos saber mais sobre as medidas de controle orçamental, para apurar se os problemas existentes serão resolvidos", indicou. 
No âmbito da recente reestruturação das entidades públicas empresariais da área da cultura, a Cinemateca Portuguesa foi incluída no novo Agrupamento  Complementar de Empresas, que passou a ser denominado GESCULT - Serviços  Partilhados da Cultura.  
O GESCULT reúne a Cinemateca, a Companhia Nacional de Bailado e os teatros nacionais D. Maria II e São Carlos, em Lisboa, e o São João, no Porto.
A orgânica deste conjunto de entidades foi aprovada em Conselho de Ministros a 12 de julho deste ano, no âmbito do Programa de Redução e Melhoria da  Administração Central (PREMAC).  
A lei orgânica do GESCULT entrará em vigor a 01 de outubro de 2012.
(fonte: Lusa)

Cultura sai à rua a 13 de Outubro



As artes plásticas, a música e a dança deverão manifestar-se na Praça de Espanha, no dia 13 de Outubro, como resposta aos cortes no financiamento das companhias de teatro e à privatização do serviço público de rádio e televisão.

Um grupo de artistas portugueses decidiu juntar-se à contestação geral contra as medidas de austeridade impostas pelo Governo no sector da cultura. E recebeu o apoio do movimento “Que se lixe a Troika – Queremos as nossas vidas de volta”, que esteve na génese das manifestações do 15 de Setembro.

Sofia Nicholson, actriz e porta-voz do grupo, afirma que pretendem “dar a cara pela identidade de um país para que ela não morra”. Segundo o cantor Carlos Mendes, o objectivo é criar uma “cultura de resistência” perante “os ataques brutais ao povo, à cultura e ao património”. “Os artistas querem demonstrar que estão vivos e não adormecidos”, acrescenta.

O movimento “Que se lixe a Troika” decidiu associar-se à causa. De acordo com o porta-voz João Camargo, “é uma iniciativa com todo o mérito do mundo”. O projecto multicultural ambiciona criar um “festival” durante todo o dia, na Praça de Espanha, em Lisboa, que junte representantes da música, das artes plásticas, da dança, da pintura, entre outros. Até ao momento estão confirmados os Homens da Luta, Janita Salomé, Pedro Barroso e Filipa Pais.

(fonte: http://www.publico.pt)

10ª edição do Doclisboa


A programação do festival, organizado pela Apordoc - Associação pelo Documentário, foi hoje apresentada na Culturgest pela direção e alguns dos parceiros habituais na produção, como a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.
Susana de Sousa Dias, Cinta Pelejà, Cíntia Gil e Ana Jordão, responsáveis pela direção do certame dedicado ao cinema documental, sublinharam que o festival foi feito num "quadro de crise económica e social, que também se refletiu no cinema, porque este ano não foram abertos concursos de apoios públicos". 
No entanto, a organização decidiu apostar este ano na exibição de filmes portugueses: no total de 186 filmes que o festival vai exibir, 68 são portugueses.
Em declarações à agência Lusa, no final da conferência de imprensa, Cinta Pelejà, da direção do Doclisboa, indicou que nesta edição, de décimo aniversário, "há um aumento considerável de filmes portugueses para dar visibilidade aos jovens cineastas".
"Há sobretudo mais curtas-metragens portuguesas e várias primeiras obras em longa-metragem, três delas em competição, e que foram totalmente autoproduzidas", vincou a responsável, sustentando que o objetivo é "incentivar os novos realizadores". 
Essas três primeiras obras, que serão exibidas no festival em estreia mundial, são "Cativeiro", de André Gil Mata, "O Sabor do Leite Creme", de Rossana Torres e Hiroatsu Suzuki, e "Seems so Long Ago, Nancy", de Tatiana Macedo. 
Dos 68 filmes portugueses, nove longas e oito curtas-metragens estarão em competição a nível nacional. 
A sessão de abertura do Doclisboa está marcada para 18 de outubro também com um filme português, "A última vez que vi Macau", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, distinguido no Festival de Cinema de Locarno com uma menção especial do júri. 
Esta longa-metragem vai ser a única portuguesa na competição internacional, que conta com um total de 11 filmes, entre eles "The Burning Bright - Scenes from the Class Struggles in Madrid", de Sylvain George (França), em estreia  mundial, e "Sofias Last Ambulance", primeira obra de Ílian Metev (Bulgária, Croácia, Alemanha).
O Doclisboa vai também promover um conjunto de mesas-redondas, entre as quais uma sobre os laboratórios independentes em Portugal, com o objetivo de abrir o debate público sobre o destino dos equipamentos laboratoriais da Tobis, a mais antiga produtora portuguesa de cinema, vendida este ano a privados. 
O encerramento do Doclisboa está marcado para 28 de outubro, com a obra "Cesare Deve Morire", de Paolo e Vittorio Taviani (Itália), vencedor do Urso de Ouro da edição deste ano do Festival de Berlim.
O cineasta romeno Andrei Ujica, que realizou "The Autobiography of Nicolae Ceausescu" (2010), vai presidir ao júri da competição internacional, que reunirá quatro prémios. 
Será também atribuído um prémio para o melhor documentário de investigação, e cinco prémios na competição portuguesa. 
Entre 18 e 28 de outubro, o festival vai decorrer em sete espaços culturais  de Lisboa: Culturgest, Cinema Londres, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa,  Carpe Diem Arte e Pesquisa, Galeria Palácio Galveias e LuxFrágil. (fonte: http://sicnoticias.sapo.pt)

Gubenkian e Instituto Cultural de Macau assinam protocolo



No protocolo, que será assinado na quarta-feira, pelo presidente da fundação com sede em Lisboa, Artur Santos Silva, e pelo presidente do instituto macaense, Ung Vai Meng, "as duas partes comprometem-se a colaborar nas áreas das artes visuais e das artes performativas contemporâneas", adiantou Elisabete Caramelo, do serviço de comunicação da Fundação Calouste Gulbenkian. 

O protocolo será assinado na quarta-feira de manhã, depois de Ung Vai Meng visitar os museus da Gulbenkian. 

Ung Vai Meng integra uma delegação chinesa, chefiada pelo secretário dos Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U, que está em Portugal desde sábado. "Este é o primeiro protocolo a ser assinado pela fundação e por um organismo cultural macaense com vista à divulgação das artes portuguesas", destacou Elisabete Caramelo.
 
Macau, território que era administrado por Portugal, passou para administração chinesa a 20 de dezembro de 1999. (fonte: http://www.parlamentoglobal.pt)

Designers portugueses estreia-se na semana de Design de Pequim



Macau

Uma dupla de designers portugueses vai participar, pela primeira vez, na semana de Design de Pequim, onde apresenta uma "coleção experimental", integrada numa mostra coletiva, disse à agência Lusa Clara Brito.


"A exposição chama-se 'Paper Create'. É uma exposição coletiva com artistas de Taiwan, da China e de Macau e é integrada na semana de Design de Pequim, em que fomos convidados para participar com o projeto 'Paper 4 Fashion', que tínhamos apresentado em outubro do ano passado na Feira Internacional de Macau, durante o "Macau Fashion Festival", afirmou a designer.
Clara Brito explicou que se trata de uma "coleção experimental e criativa" composta por oito vestidos produzidos num material que parece papel - o Tyvek - e que tem vindo a ser usado regularmente nos produtos da 'Lines Lab'.
"É uma coleção em que os desenhos são motivos inspirados em papéis de parede antigos, que foram por nós redesenhados e depois recortados a laser sobre o material, ficando assim uns vestidos brancos rendilhados", acrescentou.
Além da exposição, patente até 01 de outubro, três dos oito vestidos foram selecionados para "um pequeno desfile de moda" realizado na terça-feira, na pré-abertura da semana de Design de Pequim, que decorre de sexta-feira a 06 de outubro.
"Correu muito bem. Fomos convidados por uma revista de publicidade da China para contribuir para uma imagem para a capa, na qual estamos agora a trabalhar e, acima de tudo, criámos contactos muito próximos com o comité organizativo da semana de Design de Pequim. Por isso, acho que pode ser a porta para futuras colaborações", acrescentou.
Em perspetiva, está o contacto com os criativos, já que esta "é uma semana de design que se está a implementar a nível internacional e por isso existe uma grande participação não só de marcas locais (chinesas), mas também de estrangeiros", considerou.
"A semana tem muitos criativos internacionais, o dia grande de inaugurações vai ser dia 28, e aí terei oportunidade de ver mais o que está a acontecer", adiantou.
Além de "uma maior visibilidade em Pequim", há a possibilidade de a participação da 'Lines Lab' ser repercutida noutras paragens, uma vez que a organização da semana de Design de Pequim vai ficar com algumas peças da dupla de criativos portugueses para "arquivo", podendo vir a apresentá-las noutras exposições.
"De alguma maneira já estamos envolvidos com o mercado de Pequim, não só na produção de eventos, mas também na venda e distribuição dos nossos produtos, mas queremos aumentar as nossas relações e por isso eventos como este são uma ótima oportunidade para isso acontecer", resumiu.
A 'Lines Lab' é referida em sexto lugar numa lista de 20 pessoas e entidades culturais mais inspiradoras no mundo lusófono, elaborada pela revista inglesa Monocle, que dedica o último número à importância da língua portuguesa e do mundo lusófono.
(fonte: Diário Digital com Lusa)

Museu do Pão comemora 10 anos



O projeto que nasceu com o objetivo de elevar o património, a história, os sabores e os saberes do pão português, nas suas vertentes etnográfica, política, social, história, religiosa e artística, surge integrado na paisagem exuberante da Serra da Estrela e compreende um complexo museológico de 3.500 m2, com diversas salas expositivas, um restaurante, um bar-biblioteca, uma mercearia antiga e um ateliê de arte em pão. As comemorações têm-se estendido ao longo do ano com um conjunto de iniciativas, entre as quais se destacam a renovação da nova ala pedagógica, a organização de uma exposição com uma retrospetiva histórica das várias iniciativas mais emblemáticas que o museu realizou ao longo destes 10 anos e a edição de um livro com o levantamento descritivo do espólio do Museu do Pão. O ano de 2012 tem sido, aliás, marcante na história do museu, que não só celebra o 10º aniversário, como também este ano já comemorou outro marco ao atingir um milhão de visitantes. O Museu do Pão dispõe de quatro salas expositivas que pretendem exibir e recriar as várias vertentes do pão português: “O Ciclo do Pão; “O Pão Político, Social e Religioso, “A Arte do Pão” e a “Sala Pedagógica - O Mundo Fantástico do Pão. As atividades do Museu do Pão não se esgotam nas salas expositivas, pelo que desde a sua inauguração e até ao momento, o Museu do Pão, mostrou 18 exposições temporárias e realizou até à data 74 tertúlias culturais que têm como objetivo a troca de conhecimentos entre diferentes personalidades do panorama nacional, que demonstram interesse pela aprendizagem e partilha de opiniões e experiências, pretendendo conhecer o que de melhor tem a cultura portuguesa.
(fonte: http://www.guarda.pt)

A Cultura representa 3,1% de riqueza gerada em Portugal



O sector cultural e criativo representou 3,1 por cento da riqueza criada e 2,7 por cento do emprego em Portugal no ano de 2010, apesar de o ramo manter um défice comercial, segundo um estudo hoje revelado.
O relatório, encomendado pela Samsung Portuguesa aquando do seu 30.º aniversário e realizado pela Augusto Mateus e Associados, refere que em 2010 Portugal exportou 1.322 milhões de dólares (1.020 milhões de euros) em bens culturais e criativos, 2.139 milhões de dólares (1.650 milhões de euros) em bens relacionados e 1.523 milhões de dólares (1.175 milhões de euros) em serviços.
«O contributo deste sector cultural e criativo já compara bem com outros sectores mais tradicionais e emblemáticos da economia portuguesa, como são os casos do têxtil e vestuário, da alimentação e bebidas ou do sector automóvel», revelou a Samsung em comunicado.
De acordo com o relatório, o défice comercial do sector mantém-se, tendo sido de 566 milhões de dólares (437 milhões de euros) em 2010, perto de metade do valor registado em 2002.
«Importa referir também que o desempenho exportador da economia portuguesa é suficientemente interessante, apesar de alguma ‘turbulência’», escrevem os autores do estudo.
O documento conclui que o papel do sector cultural e criativo «pode e deve ser valorizado no contexto da construção de um novo paradigma de produção e de consumo susceptível de suportar o crescimento económico numa trajectória de superação da presente crise económica e financeira», realçando as «dinâmicas positivas» do ‘design’, ‘arts & crafts’, moda, novos media e audiovisual.
(fonte Lusa)

Queres ser actor num filme de Peter Greenaway?



A Guimarães 2012 — Capital Europeia da Cultura anunciou que o realizador britânico Peter Greenaway procura “actores de todo o país para participar no seu novo filme”.

A película, intitulada “Just In Time”, é rodada a três dimensões e tem como cenário a cidade de Guimarães. Até ao próximo sábado, os “actores de todas as idades” podem enviar o seu currículo e fotografia para o endereço eletrónicojustintimecec2012@gmail.com.

“Just In Time” é a primeira experiência de Peter Greenaway no formato 3D, e tem filmagens agendadas para o próximo mês de Outubro, esclarece a Guimarães 2012. “A obra insere-se no projeto ‘Curtas em 3D’, que pretende reflectir sobre a evolução dos filmes a três dimensões e a sua validade no cinema de hoje”, lê-se no mesmo comunicado.

“A iniciativa propõe-se produzir uma longa-metragem composta ainda por duas outras visões, realizadas por Jean-Luc Godard e Edgar Pêra, cineastas que já passaram por Guimarães”, acrescenta a Capital Europeia da Cultura.

Peter Greenaway, 70 anos, é o realizador de filmes como “O Cozinheiro, o Ladrão, a Sua Mulher e o Amante Sela”, “O Contrato do Desenhador”, “A Barriga do Arquitecto”, entre as cerca de 20 longas-metragens que dirigiu. O realizador assinou também cerca de 30 curtas-metragens, entre elas, “The Bridge” e “M is for Man, Music, Mozart” e várias séries para televisão. Em 1988 ganhou o Prémio de Melhor Contribuição Artística, no Festival de Cannes, por “Drowning by Numbers”.
(fonte: P3)

Rita Redshoes e Legendary Tiger Man

Rita Redshoes e The Legendary Tiger Man vão estrear a banda sonora criada para o filme de 1920 «Der Schlingel – o Facínora».


Este filme, do realizador alemão Conrad Wilhelm Meyersick, foi descoberto o ano passado em Espanha e tem a particularidade de ter cenas gravadas em Guimarães. A sua estreia, desta vez num formato de cine-concerto, acontece esta sexta-feira, pelas 21h30 no CAE São Mamede no âmbito de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. 
No dia seguinte, a dupla estará no Cine Teatro de Estarreja a apresentar um outro Cine-Concerto, desta vez «Estrada de Palha», o western português realizado por Rodrigo Areias.



“UM CRIME PERFEITO” INAUGURA 7ª FESTA DO TEATRO AMADOR DA MALAPOSTA


A 7ª Festa do Teatro Amador regressa já nesta terça-feira, 25 de setembro, ao Centro Cultural Malaposta. São 16 dias dedicados ao teatro, durante os quais será possível ver 14 obras, levadas a cena por 14 grupos não-profissionais que terão a oportunidade de mostrar o seu amor a esta arte nos dois palcos deste centro cultural.
“Um Crime Perfeito” abre as hostes da festa que é já considerada uma tradição na rentrée da Malaposta. Inspirada na obra literária de Jaime Salazar Sampaio, a peça reflete o universo “absurdo e alienado” do autor, duas armas criticas de constatação da realidade do ser humano e da sociedade.
Apesar de ser um objeto artisticamente autónomo, “Um crime perfeito” pretende ser acima de tudo uma homenagem ao autor, vulto maior da literatura nacional e patrono da edição de 2012 da Festa de Teatro Amador da Malaposta. O espectáculo emerge, assim, de um fluxo de energias criativas e humanas onde se cruzam os vários discursos e linguagens dos jovens atores do GTL - Grupo de Teatro Lusofonia.
O grupo nasceu de uma vontade de proporcionar à comunidade juvenil envolvente um sentimento de identidade lusófona:“este projeto pretende não só proporcionar uma forma criativa de ocupar os tempos livres, que seja sensível às especificidades do Teatro e das Artes, mas deseja sobretudo trabalhar sobre o universo literário lusófono para que seja possível uma consequente aculturação do mesmo por parte destes jovens”, refere Jan Gomes, ator e responsável do Projeto Teatro e Comunidade da Malaposta.
             Destaque ainda para a peça “Os amigos do mar”, baseado na obra Menina do Mar da escritora e poetisa Sophia de Mello Breyner; o clássico de William Shakespeare “Romeu e Julieta”; “Memorial de um Sonho” que faz uma viagem pela história deMemorial do Convento, de José Saramago; e a comédia “Casa dos Secretos de Porco Preto”, uma paródia aos reallity-shows portugueses.


edição da Festa do Teatro Amador
25 de setembro a 14 de outubro
terça a sábado às 21h30 | domingo  às 16h00.
Bilhetes: 3 e 6 euros
Reservas: 219 383 100