quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) - Centro de Dramaturgia Contemporânea



Esta nova estrutura deu esta semana início às suas atividades através de oficinas de formação e da apresentação do espetáculo "Tristeza e Alegria na Vida das Girafas", de Tiago Rodrigues, o primeiro dramaturgo residente daquele centro.

A figura do dramaturgo residente do Centro de Dramaturgia Contemporânea é uma das fortes apostas deste projeto, a quem caberá dinamizar durante um ano atividades de formação, de criação e reflexão em parceria com o Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da UC.
Tiago Rodrigues disse à agência Lusa que este centro vem criar condições para que os autores portugueses possam escrever mais regularmente, "ter um pensamento crítico à volta deles, terem gente interessada em discutir e reler e montar as suas peças".

Realça ainda a importância que este projeto pode ter para "dramaturgos que estão no ativo, mas que muitas vezes enfrentam dificuldades em serem representados", de verem os seus trabalhos levados à cena, e editados.

"Este Centro de Dramaturgia Contemporânea vem colmatar uma lacuna e vem iniciar, aquilo que eu espero que seja, um tipo de iniciativa que se repita em outros teatros" portugueses, salientou.
Esta semana Tiago Rodrigues começou a ministrar uma oficina intitulada "Como falhar em grande", que terá outros dois "capítulos" a 25 de fevereiro e 28 de abril.

Para abril o dramaturgo tem previsto apresentar a produção "Se uma janela se abrisse", que se integra num conjunto de outros eventos a dinamizar ao longo do ano, nomeadamente leituras encenadas e edição de um volume de textos.

Sendo o centro o resultado de uma parceria entre o TAGV, uma estrutura cultural da Universidade de Coimbra e o curso de estudos artísticos da Faculdade de Letras da UC, muitas das atividades a desenvolver estarão interligadas, nomeadamente com a investigação e ensino.

Um dos projetos a dinamizar em conjunto é ao nível documental, que consiste na criação de um arquivo digital de dramaturgia contemporânea, contendo fichas individuais de cada autor e uma seleção de textos escolhidos por um conselho de leitura.

Mickael de Oliveira, diretor adjunto do Teatro Académico de Gil Vicente, revelou à agência Lusa que a edição de textos contemporâneos para teatro, com a chancela da Imprensa da Universidade de Coimbra estará mais vocacionada para a "produção nacional".

A constituição de um laboratório de dramaturgia, com vertentes de criação e investigação, e a realização de um seminário anual para jovens dramaturgos, com participantes nacionais e estrangeiros, são outras vertentes deste projeto. (fonte: http://www.rtp.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário