quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura


Obras ascendem a 50 milhões de euros

Após a inauguração, em Dezembro, do Largo do Toural, requalificado para acolher a Capital Europeia da Cultura de 2012, Guimarães vai estrear mais 11 obras, num investimento total de 48,8 milhões de euros. As empreitadas foram apresentadas na cerimónia que deu a conhecer o programa artístico do evento.

Do vasto leque de construções que já estão em marcha para acolher os visitantes em ano da CEC, a maior e mais cara é a Plataforma das Artes e Criatividade, cujo valor total ascende a 16,6 milhões de euros.

Esta empreitada decorre na antiga praça do centro da cidade e tem a conclusão prevista para Junho do próximo ano.
Na histórica zona de couros, Património Cultural da Humanidade, existem quatro intervenções - espaço público, Instituto de Design, Centro Avançado de Formação Pós-graduada e Centro de Ciência Viva. Esta requalificação tem o custo de cerca de 12 milhões de euros e "é um dos grandes objectivos do projecto global de requalificação", assumiu António Magalhães, presidente da Câmara. Estes espaços são inaugurados até Maio de 2012.

Interligadas com os objectivos da programação artística, também as obras reflectem o objectivo de divulgar o património de Guimarães.

Na futura Casa da Memória, serão expostos trabalhos de pessoas do concelho, partindo do indivíduo para explicar as origens e tradições da cidade. O investimento é de 3,9 milhões de euros e ficará pronto em Junho.

Destaque ainda para a obra de requalificação do Largo do Carmo, já concluída, com o custo de 768 000 euros. Também finalizada está a obra do Largo do Toural, Alameda de S. Dâmaso e Rua de Santo António, a cargo da empresa Alberto Couto Alves SA. O custo das três ruas foi de 7 milhões de euros.
Na recta final, está ainda a extensão do Museu Alberto Sampaio, a inaugurar em Abril de 2012, com o custo de 2,8 milhões de euros. Será também criada uma residência de artistas até Setembro de 2012, que custará 1,8 milhões de euros.

Por fim, realce para a criação do laboratório da paisagem, obra que vai custar 1,4 milhões de euros e ficará pronta até Março do próximo ano. (fonte: http://www.jn.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário