quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Candidatura de Coimbra à UNESCO









O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Veigas, assina na sexta-feira, dia 20 de Janeiro, em Coimbra, a candidatura da Universidade, Alta e Rua de Sofia a Património Mundial, que “será entregue na sede da UNESCO até 01 de Fevereiro”.

A sessão de formalização da candidatura decorrerá na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (UC), anunciou hoje a reitoria da instituição.

Desenvolvida pela Universidade de Coimbra (UC), com o apoio da Câmara Municipal, a candidatura da Universidade, zona envolvente, na Alta história da cidade, e Rua da Sofia, na Baixa, foi entregue à Comissão Nacional da UNESCO em Novembro de 2011.

Além do núcleo histórico da Universidade e da Rua da Sofia, a candidatura a Património Mundial, cujo dossier tem cerca de duas mil páginas, distribuídas por sete volumes, abrange um corredor de ligação entre a Alta universitária e a Rua da Sofia (artéria onde se fixaram os colégios que vieram a dar origem à primeira universidade portuguesa e uma das mais antigas da Europa), além de toda a zona envolvente.

A Câmara de Coimbra aprovou, em Outubro de 2011, o regulamento municipal de intervenção na área abrangida pela candidatura, que hoje vai ser apreciado, tal como o todo projecto, pela Assembleia Municipal, que se reúne, em sessão extraordinária, a partir das 18:00.

Embora a zona candidata a Património da Humanidade esteja “já quase toda classificada pelo IGESPAR” (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), o executivo municipal entende ser necessário salvaguardar alguns aspectos não considerados por aquela classificação, sustentou, na altura da apresentação do regulamento, o presidente da autarquia, João Paulo Barbosa de Melo.

A candidatura tem como mote central a “associação do passado, do presente e do futuro” da UC e o "prestígio da instituição", que se mantém na actualidade e faz dela “uma grande universidade europeia no século XXI", afirmou Seabra Santos, então reitor da instituição, aquando da entrega do documento à Comissão Nacional da UNESCO.

A vivência e a cultura estudantis, “a Associação Académica, o fado, a canção, as repúblicas de estudantes, enfim, todas as vivências de um património imaterial único – que é necessário compreender, acompanhar e preservar”, são pressupostos fundamentais desta candidatura, sublinhou Seabra Santos. (fonte: http://www.hardmusica.pt)

Link: Proposta de inscrição na Lista Indicativa do Património Mundial (http://www.unesco.pt/antigo/coimbra.htm)

Sem comentários:

Enviar um comentário