terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Agência da Curta Metragem



A Agência da Curta Metragem terminou o ano de 2011 batendo todos os recordes de divulgação, promoção e venda de curtas-metragens portuguesas no mercado internacional. A Agência, criada em 1999 no seio do Festival Curtas Vila do Conde, tem vindo a fazer um trabalho de verdadeiro serviço público, atuando como um elo de ligação entre os produtores e realizadores portugueses e o mercado internacional de distribuição e exibição cinematográfica.

Parte principal do trabalho da Agência é a colocação de filmes portugueses em festivais de cinema e em programações especiais de salas um pouco por todo o mundo (mostras, panoramas, retrospectivas, etc). Em 2011, a Agência conseguiu mais de 1600 inclusões em programação de festivais e mostras, correspondendo a cerca de 192 mil espetadores (um aumento de mais de 80% face a 2010). Presença contínua em competições importantes, em 2011, os filmes portugueses foram exibidos em festivais como Clermont-Ferrand, Locarno, Rotterdam, Oberhausen, Cannes, Annecy, Gijón, Rio de Janeiro e Buenos Aires, entre muitos outros. No total, foram mais de 50 os países que receberam filmes portugueses.

Para além disso, a Agência da Curta Metragem tem funcionado como agente junto de diferentes plataformas de exibição, como os canais de televisão, internet, edições de dvd, para onde tem exportado a produção portuguesa através da venda de direitos. Em 2011, a aposta nesta área aumentou exponencialmente a divulgação do Cinema Português de curta-metragem sendo que 97% dos negócios foram efectuados com canais de televisão internacionais de países como França, Alemanha, Espanha, Rússia, Brasil, Estados Unidos da América, Luxemburgo, Itália ou Portugal. Foram também negociados direitos para a edição de DVDs (Portugal, França, Suíça e Reino Unido) e para distribuição em sala (Alemanha e França). (fonte: http://www.ruadebaixo.com)

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