quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

1º Festival Literário - Macau


O 1.º Festival Literário, também conhecido por "Rota das Letras", decorrerá de 29 de janeiro a 04 de fevereiro, vai juntar cerca de duas dezenas de autores da China e dos países de língua portuguesa e terá um programa cultural paralelo aos encontros literários.

José Luís Peixoto, José Rodrigues dos Santos, José Rentes de Carvalho, Rui Cardoso Martins, João Paulo Cuenca e Tatiana Salem Levy são alguns dos nomes do panorama literário lusófono com presença confirmada em Macau, ao lado dos chineses Su Tong e Jimmy Qi, de Xu Xi, de Hong Kong, e de Jade Y. Chen e Lolita Hu, de Taiwan.

A portuguesa Alice Vieira e o brasileiro Luís Fernando Veríssimo não vão poder marcar presença no festival, como inicialmente previsto, "devido a questões de saúde", lamentou hoje a organização em conferência de imprensa.

No que toca aos eventos culturais, o "Rota das Letras" espera animar a cidade com um cartaz que reservou um "espaço para o fado, por ser uma canção que vive muito da palavra e por ter sido classificado como Património Imaterial da Humanidade", explicou o diretor da organização do festival, Ricardo Pinto.

Um "Tributo ao Fado" por Aldina Duarte sobe ao palco no dia 31, na Universidade de Macau e a 01 de fevereiro na Casa do Mandarim, também classificada Património da Humanidade.
Do cartaz fazem parte ainda a cantora cabo-verdiana Nancy Vieira, o músico português David Santos, conhecido como noiserv, a brasileira Andreia Dacal e os Soler, Turtle Giant e YFM.

O "Rota das Letras" é uma iniciativa do jornal Ponto Final, quando assinala 20 anos, e da Sociedade de Artes e Letras, em processo de constituição.

Além das palestras e da música está ainda prevista uma `masterclass` de literatura brasileira contemporânea com Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca, um `workshop` de escrita criativa com Xu Xi, além da projeção de filmes, apresentação de livros e sessões de autógrafos e exposições dos artistas cabo-verdiano Mito Elias, do angolano Lino Damião e do ilustrador e cartoonista português André Carrilho.

O festival lançará ainda um concurso de contos sobre Macau em português, inglês e chinês, que terá como júri José Luís Peixoto, Su Tong e Xu Xi. Os contos vencedores serão depois publicados em livro ao lado dos que serão escritos por alguns dos autores convidados. (fonte: http://www.rtp.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário